Home Notícias Idoso alimenta mercado de serviços exclusivos nos Jardins e em Higienópolis

    Idoso alimenta mercado de serviços exclusivos nos Jardins e em Higienópolis

    VOLTAR

    Idoso alimenta mercado de serviços exclusivos nos Jardins e em Higienópolis

    Fonte : Notícias

    Além de serem os bairros mais caros da região central, Jardins e Higienópolis têm outra coisa em comum: a proporção de idosos dos dois é o dobro da do resto da cidade de São Paulo –16% do total da população tem mais de 64 anos, segundo dados do Infocidade, da prefeitura.

    De acordo com o arquiteto e urbanista Antônio Cláudio Fonseca, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, os bairros atraem o público principalmente pela diversidade de comércio e serviços.

    A presença de áreas verdes e hospitais, além da proximidade com a avenida Paulista, também são chamarizes.

    “Em Higienópolis há mais áreas verdes do que em outras regiões do centro, e as praças estão bem conservadas. Muitos que moram sozinhos veem esses lugares como espaços de suas relações sociais”, afirma Fonseca.

    É o caso de Laís Vonwasielewski, 74, que mora há 12 anos em Higienópolis e todas as terças e quintas-feiras faz aulas de tai chi chuan na praça Esther Mesquita.

    Casados há seis décadas, Clélia Lewi, 81 e Moisés Lewi, 91, moram há 15 anos em Higienópolis. Se mudaram para ficar mais próximos dos filhos. “Aqui a gente pode caminhar tranquilamente. É um lugar muito bom para idosos. O shopping e as praças são pontos de encontro entre amigos”, afirma Clélia.”O bairro é ideal para mim. Os comerciantes estão muito bem preparados, são pacientes. As calçadas são boas e praças também.”

    MERCADO

    A presença de idosos faz com que surjam serviços especializados para atender esse público. Um deles é a academia B-Active, no bairro de Higienópolis.

    Zilda Nadario Homem, 70, mora sozinha nos Jardins e frequenta há quatro anos e meio o local como parte do tratamento de um problema no joelho. Além de sentir melhora na saúde, lá ela reencontra os amigos.

    Já a aposentada Maria Aparecida Romério, 84, que vai à academia há três anos, sentiu diferença no cotidiano.

    “Estava muito sedentária. Uma sobrinha minha me indicou a academia e gostei. Me sinto mais disposta para sair com amigos e aproveitar o bairro”, afirma.

    Além do mercado de serviços, o mercado imobiliário também tem investido no público mais velho.

    “Eles têm procurado por empreendimentos com muitos serviços, como lavanderia, restaurantes e sistemas de ‘relógio de pânico’, em que um botão é acionado para alguém prestar socorro em caso de emergência”, afirma Alexandre Tirelli, que é presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo.

     

    Para saber mais, acesse: http://especial.folha.uol.com.br/2016/morar/paulista-centro/2016/05/1766391-idoso-alimenta-mercado-de-servicos-exclusivos-nos-jardins-e-em-higienopolis.shtml

    Fonte : Folha de S.Paulo

     

    • COMPARTILHE!

    CONVÊNIOS

    A B-Active possui inúmeros benefícios para você, por isso contamos com os melhores planos de saúde.

    schedule_buttom

    SEJA ATIVO! COMECE AGORA

    Preencha os campos abaixo para começar o melhor da experiência B-Active!