Home B-Active Explica Resumo de Artigos Científicos

    Resumo de Artigos Científicos

    Principais manifestações clínicas dos pacientes infectados pela Covid-19

    30.03.2021

    Fonte : Rev. Bras. Med. Esporte vol.26 no.4

    As principais manifestações clínicas dos pacientes infectados pela Covid-19 são febre, tosse e falta de ar. Esses pacientes têm propensão a desenvolver alterações cardíacas, miopatia difusa, diminuição da função pulmonar, diminuição da força muscular inspiratória e deterioração da capacidade funcional. Assim sendo, é esperado que os pacientes afetados pela Covid-19 sofram sequelas musculoesqueléticas em decorrência do processo inflamatório e perda de massa muscular causada pela imobilidade, que geram incapacidades motoras ainda não quantificáveis.

    Prática esportiva para atletas de alto rendimento após ter contraído a Covid-19

    23.02.2021

    Fonte : Arq. Bras. Cardiol. vol.115 no.3

    Ainda não há dados conclusivos quanto à segurança da prática esportiva para atletas de alto rendimento ao serem expostos a esforço intenso após ter contraído a Covid-19, pois podem apresentar efeitos adversos sobre eventual lesão miocárdica. Destaca-se a necessidade de estudos que demonstrem análises de dados provenientes de exames clínicos e complementares desta população. 

    Recomendações durante a pandemia

    26.01.2021

    Fonte : Rev. bras. ativ. fís. saúde 

    Segundo o Autor do artigo, ao invés da recomendação tradicional “acumule pelo menos 150min de atividade física por semana (150min/ATF/sem)”, as recomendações durante a pandemia deveriam enfatizar a ideia de mexa-se mais­ sente-se menos, podendo, acumule 150min/ATF/sem. A pandemia do coronavírus, o distanciamento social e os impactos nas oportunidades das ATF, impõem uma mudança urgente no foco das recomendações de ATF.

    A máscara é um dispositivo simples, mas oferece altos níveis de proteção

    15.12.2020

    Fonte : Fonte: Revista Brasileira de Medicina do Esporte ​ ISSN 1517-8692 ISSN 1806-9940

    Exercícios vigorosos e intensos podem aumentar a atividade inflamatória e devem ser minimizados para proteger o sistema imunológico com o uso da máscara. A preferência deve ser pelos exercícios leves a moderados, realizados cerca de três vezes por semana. Usar a máscara e treinar a respiração nasal são os modos melhores e mais seguros de reduzir a entrada de partículas e precisam ser incentivados durante a pandemia de COVID-19.  

    Exercícios durante pandemia melhoram a qualidade de vida

    27.11.2020

    Fonte : Rev. bras. ativ. fís. saúde ; set. 2020.​

    Adultos que se exercitaram em casa durante a pandemia da COVID-19 apresentaram melhor qualidade de vida, qualidade subjetiva de sono e níveis reduzidos de ansiedade, depressão e estresse do que aqueles fisicamente inativos​.

     

    Atividade física no ambiente domiciliar e familiar

    29.09.2020

    Fonte : Arq. Bras. Cardiol. vol.114 no.4 São Paulo

    O ambiente domiciliar e familiar também é propício para realização de atividade física. Desta forma, independentemente da faixa etária, devem ser recomendados à população alguns comportamentos e atitudes que ajudarão na manutenção de uma vida fisicamente ativa. A saúde física e mental são importantes fatores para o enfrentamento deste momento de isolamento social.

    Seja Ativo. Seja B-Active!

    O Perigo da inatividade Física

    28.08.2020

    Fonte : Arq. Bras. Cardiol. vol.114 no.5 São Paulo

    A inatividade física é um inimigo perigoso. Seus efeitos não costumam se manifestar de forma aguda como são os provocados pelo SARS-COV-2, os quais devem ser combatidos com medidas emergenciais de saúde embasadas nas melhores evidências científicas. Por sua vez, ao afetar negativamente os sistemas cardiovascular, respiratório, metabólico e muscular, assim como o sistema imune, a inatividade física também é muito prejudicial. A recomendação da OMS é que o adulto dispense 150 minutos e os mais jovens se exercitem pelo menos 300 minutos por semana.

    Uma vida fisicamente ativa e o combate à Covid-19

    30.07.2020

    Fonte : Arq. Bras. Cardiol. vol.114 no.4 São Paulo

    A recomendação dos profissionais de saúde para que a população tenha uma vida fisicamente ativa, deve ser encarada como uma importante abordagem para o combate à Covid-19 e às eventuais consequências do confinamento social, juntamente às demais medidas que estão sendo adotadas pelos setores de saúde pública mundial.

    A importância de exercícios físicos na quarentena

    24.06.2020

    Fonte : Arq. Bras. Cardiol. vol.114 no.5 São Paulo

    É consenso que a prática do exercício físico regular deve continuar, mesmo no período de quarentena, sendo essa uma posição clara entre cardiologistas, médicos do exercício e demais especialistas, porém o exercício não deve ser realizado em vigência de sinais e/ou sintomas, ou em qualquer outra situação de infecção.

    A prática de atividades físicas regulares traz melhorias para a saúde física e mental

    27.05.2020

    Fonte : Estud. pesqui. psicol. (Impr.) ; 19(3): 718-734

    À medida que surge o envelhecimento são reduzidas a capacidade aeróbica, força muscular, flexibilidade, equilíbrio, tempo de reação ao movimento, agilidade e a coordenação. Isso pode acarretar inúmeras dificuldades para a realização das tarefas cotidianas e independência funcional. Estes fatores podem levar as pessoas idosas a sentirem-se ansiosas, frustradas e até deprimidas.

    A prática de atividades físicas regulares pode retardar este processo e trazer melhorias para a saúde física e mental dos praticantes.

    RECEBA DICAS E ARTIGOS DA B-ACTIVE

    Aceito receber newsletters da B-Active

    Aceito receber newsletters da B-Active

    CONVÊNIOS

    A B-Active possui inúmeros benefícios para você, por isso contamos com os melhores planos de saúde.
    Os planos atendidos podem variar entre as unidades.

    schedule_buttom

    SEJA ATIVO! COMECE AGORA

    Preencha os campos abaixo para começar o melhor da experiência B-Active!

    Don`t copy text!