fbpx
Home B-Active Explica Resumo de Artigos Científicos

    Resumo de Artigos Científicos

    Melhora da qualidade de vida através dos exercícios físicos

    28.09.2021

    Fonte : Rev. bras. ativ. fís. saúde ; 25: 1-5

    A melhora da qualidade de vida através dos exercícios físicos já vem sendo evidenciada muito antes da pandemia da Covid-19, porém, neste momento notou-se uma necessidade de adaptação da maioria dos exercícios diante do isolamento social, para assim facilitar a manutenção do condicionamento físico.

    O isolamento social pode ser um fator preponderante a acentuação das quedas em idosos

    24.08.2021

    Fonte : Rev. bras. ativ. fís. saúde ; 25: 1-7

    isolamento social causado pela Covid-19 pode ser um fator preponderante a acentuação das quedas em idosos e consequente sobrecarga do sistema público de saúde. Logo, os exercícios físicos funcionais são fundamentais para que esses indivíduos reduzam significativamente os impactos sistêmicos causados pelo envelhecimento e consequentemente as quedas.

    Uso de máscaras para a realização de exercícios físicos

    27.07.2021

    Fonte : Rev. bras. med. esporte ; 26(4): 281-284

    O uso de máscaras para a realização de exercícios físicos, deve ser de preferência pelos exercícios leves a moderados, realizados cerca de três vezes por semana. Usar a máscara e treinar a respiração nasal são os melhores e mais seguros modos de reduzir a entrada de partículas e precisam ser incentivados durante a pandemia da Covid-19.

    Desempenho e a saúde do atleta olímpico

    29.06.2021

    Fonte : Rev. bras. med. esporte ; 26(5): 371-377

    A falta de treinamento pode levar a consequências importantes para o desempenho e a saúde do atleta olímpico. Do ponto de vista da saúde do atleta, o comprometimento do sistema imunológico pela redução da regularidade do exercício físico deixa o atleta mais vulnerável a contrair e desenvolver infecções ou outras patologias. Além disso, o risco de lesões considerando a diminuição da realização dos trabalhos preventivos é evidente nessa população. As reduções da carga e da intensidade de treino podem provocar mudanças na composição corporal do atleta e afetar diversos componentes da aptidão cardiorrespiratória, assim como reduzir níveis de força e potência muscular.

    Coronavírus modificou a rotina dos praticantes, profissionais e todos envolvidos no surfe

    25.05.2021

    Fonte : Rev. bras. med. esporte ; 27(1): 11-15

    surfe é uma modalidade esportiva em crescimento, que estará presente na próxima edição dos Jogos Olímpicos de Tóquio. pandemia provocada pela doença do Coronavírus modificou a rotina dos praticantes, profissionais e todos envolvidos no surfe. Os principais problemas apontados foram os efeitos na composição corporal devido ao desequilíbrio calórico, possíveis alterações cardíacas e pulmonares provocadas pela COVID-19sintomas osteomusculares e as consequências do destreinamento.

    Distúrbios olfativo-gustativos devem ser considerados como parte dos sintomas da Covid-19

    28.04.2021

    Fonte : Braz. J. Otorhinolaryngol. ; 86(6): 781-792

    Distúrbios olfativo-gustativos em intensidades variáveis podem ocorrer previamente aos sintomas gerais da Covid-19 e devem ser considerados como parte dos sintomas da doença, mesmo em quadros leves. Não há ainda evidências científicas de tratamentos específicos para tais distúrbios na Covid-19.

    Principais manifestações clínicas dos pacientes infectados pela Covid-19

    30.03.2021

    Fonte : Rev. Bras. Med. Esporte vol.26 no.4

    As principais manifestações clínicas dos pacientes infectados pela Covid-19 são febre, tosse e falta de ar. Esses pacientes têm propensão a desenvolver alterações cardíacas, miopatia difusa, diminuição da função pulmonar, diminuição da força muscular inspiratória e deterioração da capacidade funcional. Assim sendo, é esperado que os pacientes afetados pela Covid-19 sofram sequelas musculoesqueléticas em decorrência do processo inflamatório e perda de massa muscular causada pela imobilidade, que geram incapacidades motoras ainda não quantificáveis.

    Prática esportiva para atletas de alto rendimento após ter contraído a Covid-19

    23.02.2021

    Fonte : Arq. Bras. Cardiol. vol.115 no.3

    Ainda não há dados conclusivos quanto à segurança da prática esportiva para atletas de alto rendimento ao serem expostos a esforço intenso após ter contraído a Covid-19, pois podem apresentar efeitos adversos sobre eventual lesão miocárdica. Destaca-se a necessidade de estudos que demonstrem análises de dados provenientes de exames clínicos e complementares desta população. 

    Recomendações durante a pandemia

    26.01.2021

    Fonte : Rev. bras. ativ. fís. saúde 

    Segundo o Autor do artigo, ao invés da recomendação tradicional “acumule pelo menos 150min de atividade física por semana (150min/ATF/sem)”, as recomendações durante a pandemia deveriam enfatizar a ideia de mexa-se mais­ sente-se menos, podendo, acumule 150min/ATF/sem. A pandemia do coronavírus, o distanciamento social e os impactos nas oportunidades das ATF, impõem uma mudança urgente no foco das recomendações de ATF.

    A máscara é um dispositivo simples, mas oferece altos níveis de proteção

    15.12.2020

    Fonte : Fonte: Revista Brasileira de Medicina do Esporte ​ ISSN 1517-8692 ISSN 1806-9940

    Exercícios vigorosos e intensos podem aumentar a atividade inflamatória e devem ser minimizados para proteger o sistema imunológico com o uso da máscara. A preferência deve ser pelos exercícios leves a moderados, realizados cerca de três vezes por semana. Usar a máscara e treinar a respiração nasal são os modos melhores e mais seguros de reduzir a entrada de partículas e precisam ser incentivados durante a pandemia de COVID-19.  

    RECEBA DICAS E ARTIGOS DA B-ACTIVE

      Aceito receber newsletters da B-Active

      Aceito receber newsletters da B-Active

      CONVÊNIOS

      A B-Active possui inúmeros benefícios para você, por isso contamos com os melhores planos de saúde.
      Os planos atendidos podem variar entre as unidades.

      schedule_buttom

      SEJA ATIVO! COMECE AGORA

      Preencha os campos abaixo para começar o melhor da experiência B-Active!

      Don`t copy text!