O exercício regular é bom para o corpo e seguro para quase todas as pessoas.
No entanto, com qualquer tipo de atividade, há uma chance de você se machucar. As lesões por exercício podem variar de distensões, entorses, dores nas costas, lesões ligamentares e até fraturas ósseas.
Quer você esteja se exercitando há anos ou apenas começando sua rotina de treinos, é importante evitar lesões para que você possa se manter mais próximo de seus objetivos de condicionamento físico.
Ficamos mais vulneráveis a lesões à medida que envelhecemos, em parte porque somos menos ágeis do que antes, e também perdemos parte de nossa plasticidade, massa óssea e muscular.
O que causa lesões por exercício?
Algumas das causas mais comuns de lesões por exercício incluem:
- Praticar exercícios antes de seu corpo se aquecer;
- Repetir o mesmo movimento constantemente;
- Não fazer o exercício de forma adequada;
- Não descansar entre os treinos;
- Usar aparelhagens com muito peso ou muito rápido;
- Fazer um exercício que não é adequado ao seu nível de condicionamento físico;
- Não usar equipamento adequado.
-
Tenha uma rotina física
É sempre uma boa ideia consultar o seu médico para um teste de aptidão antes de iniciar um programa de exercícios. Qualquer nova atividade pode causar estresse em seu corpo, especialmente nas articulações e no sistema cardiovascular.
-
Fale com um fisioterapeuta especialista em esporte
Se você simplesmente não sabe por onde começar, encontre um fisioterapeuta especialista em esporte. Ele pode te ajudar a começar com segurança a estruturar um plano de condicionamento físico com base em um conjunto claro de objetivos (como perda de peso, construção muscular ou condicionamento físico).
-
Aquecimento antes do exercício
É surpreendente quantas pessoas vão direto para o treinamento com pesos ou para uma corrida sem se preocupar em alongar ou aquecer os músculos.
Mesmo se você estiver em excelentes condições, seus músculos e tendões estarão contraídos quando você iniciar os treinos.
Se você não aquecer, você corre o risco de se machucar se esticar demais ou torcer acidentalmente uma articulação da maneira errada.
Um aquecimento adequado ajuda muito a prevenir isso e não requer mais do que um pequeno alongamento, caminhada, trote ou trabalho dos músculos com cargas mais leves.
-
Vista-se adequadamente
Muitas lesões esportivas ocorrem devido à falta de equipamentos adequados, incluindo roupas e calçados. Qualquer que seja a atividade em que você esteja envolvido, certifique-se de estar equipado com roupas e calçados adequados para esse esporte.
Há uma razão, por exemplo, pela qual os shorts de ciclismo são acolchoados ou certas roupas são projetadas para absorver o suor.
Você não precisa gastar uma fortuna para obter a marca “certa”, apenas algo que forneça ampla proteção contra impacto, tensão, superaquecimento ou proteção dos raios ultravioleta.
Se você não tiver certeza do que comprar, fale com alguém mais experiente no esporte ou algum treinador que pode indicar a direção certa.
-
Ouça seu corpo
“Sem dor, sem ganho” foi provavelmente o pior mantra de fitness já criado. Embora um treino possa ser definitivamente difícil, ele nunca deve resultar em dor.
Se você sentir qualquer tipo de dor, incluindo uma cãibra ou um puxão repentino, recue e dê um tempo. Você pode diminuir seus pesos ou mudar para outro grupo de músculos até que seu corpo esteja melhor para lidar com o estresse.
Além disso, se você estiver gripado ou resfriado, não coloque estresse adicional em seu corpo.
O exercício, por sua própria natureza, desencadeia uma resposta imunológica à medida que seus músculos são sobrecarregados pelo exercício. Caso o seu sistema imunológico estiver fraco, você provavelmente ficará mais doente se treinar.
Nós já demos algumas dicas aqui no blog para diminuir as dores articulares, vale a pena a leitura.
-
Mantenha-se hidratado
Quando você se exercita, você transpira, e isso significa que você perde alguns dos fluidos essenciais de que seu corpo precisa para realizar seu programa de exercícios. Tente beber um copo de água antes de se exercitar e, em seguida, tome alguns goles de água a cada 15 minutos durante sua rotina.
-
Coma adequadamente
Embora a combinação dieta e exercícios seja ótima, é preciso comer de maneira saudável e o suficiente para manter o seu corpo forte e cheio de energia. Não corte todos os alimentos de uma vez e nem diminua de maneira agressiva o que você come. O equilíbrio é fundamental.
-
Varie seus treinos
A variedade irá trabalhar diferentes grupos musculares, prevenir o tédio e dar ao seu corpo a chance de se recuperar entre as sessões.
Não é necessário ter medo de fazer atividades físicas. Fazendo os exercícios de maneira adequada e tomando os cuidados necessários, você estará mais perto do seu objetivo.
Aqui, na B-Active, você encontra uma equipe completa e qualificada de fisioterapeutas para fazer a prescrição correta do seu treino e te auxiliar para que tenha uma vida longa e saudável prevenindo possíveis lesões ortopédicas.
Faça um pré-agendamento online e dê início a uma vida cheia de energia!
Compartilhe!
RECEBA DICAS E ARTIGOS DA B-ACTIVE
CONVÊNIO
A B-Active possui inúmeros benefícios para você, por isso contamos com os melhores planos de saúde. Os planos atendidos podem variar entre as unidades.
CONVÊNIO
A B-Active possui inúmeros benefícios para você, por isso contamos com os melhores planos de saúde. Os planos atendidos podem variar entre as unidades.