Os tendões são tecidos fortes, semelhantes a cordas, que contêm proteína de colágeno. Eles conectam seus músculos aos seus ossos. A tendinopatia, popularmente chamada de tendinite, refere-se à degeneração das fibras colágenas em um tendão. Isso causa dor em queimação, além de redução da flexibilidade e amplitude de movimento.

Embora a tendinopatia possa afetar qualquer tendão, é mais comum em:

  • Tendão do músculo tríceps sural (tendão de Aquiles)
  • Tendões do manguito rotador (ombro)
  • Ligamento patelar (tendão patelar)
  • Tendões dos músculos isquiotibiais

Qual é a diferença entre tendinopatia e tendinite?

A tendinopatia é o termo médico mais abrangente para se referir a uma patologia do tendão que pode ser causada por diversas etiologias. O termo popular tendinite, refere-se a tendinopatia em sua fase aguda inflamatória.

Embora você provavelmente esteja mais familiarizado com o termo tendinite, especialistas preferem utilizar o termo tendinopatia.

E quanto à dor no calcanhar?

A tendinopatia de Aquiles é uma condição que causa dor, podendo causar inchaço e rigidez do tendão, que une o osso do calcanhar aos músculos da panturrilha. Acredita-se que seja causada por pequenas lesões repetidas no tendão de Aquiles. Isso pode ocorrer por uma série de razões, incluindo o uso excessivo do tendão – por exemplo, nas pessoas que praticam corrida.

O tratamento inclui repouso, compressas de gelo, analgésicos e exercícios especiais para ajudar a alongar e fortalecer o tendão de Aquiles. Para a maioria das pessoas, os sintomas da tendinopatia de Aquiles geralmente desaparecem dentro de 3-6 meses após o início do tratamento.

O que causa a tendinopatia de Aquiles?

  • Uso excessivo do tendão de Aquiles. Isso pode ser um problema para pessoas que correm regularmente. (A tendinopatia de Aquiles também pode ser um problema para dançarinos e para pessoas que jogam muito tênis ou outros esportes que envolvem saltos);
  • Treinar ou praticar exercícios com calçados inadequados;
  • Ter técnicas de treinamento ou exercícios inadequados – por exemplo, uma técnica de corrida inadequada;
  • Fazer uma mudança em seu programa de treinamento – por exemplo, aumentar rapidamente a intensidade de seu treinamento e a frequência com que você treina;
  • Treinar ou praticar exercícios em superfícies duras ou inclinadas.

A tendinopatia de Aquiles também é mais comum em pessoas com certos tipos de artrite, como espondilite anquilosante ou artrite psoriática.

Acredita-se também que sua “composição” genética (o material herdado de seus pais que controla vários aspectos do seu corpo) pode desempenhar um papel para algumas pessoas que desenvolvem tendinopatia de Aquiles.

Quão comum é a tendinopatia de Aquiles?

Está se tornando mais frequente, o que se acredita ser devido ao aumento de pessoas praticando esportes e participando de treinamentos mais extenuantes. Pode ser um problema específico para corredores de longa distância, mas também é mais comum em dançarinos e jogadores de tênis.

Quais são os sintomas da tendinopatia de Aquiles?

Os principais sintomas incluem dor e rigidez ao redor do tendão de Aquiles afetado. A dor e a rigidez tendem a desenvolver-se gradualmente e geralmente pioram ao acordar pela manhã. Dor intensa que surge repentinamente e dificuldade para andar podem ser sintomas de ruptura do tendão de Aquiles. Consulte um médico com urgência se você desenvolver esses sintomas.

Tratamento em casa

O tratamento da tendinopatia geralmente começa com bastante descanso para a área lesada. Mas é importante ainda estar ligeiramente ativo para manter sua força e saúde geral. Se o seu tendão de Aquiles for afetado, por exemplo, considere optar por atividades de baixo impacto, como natação.

Se você não puder evitar colocar pressão repetida na área devido às suas necessidades de trabalho, tente tirar 1 minuto de descanso a cada 15 minutos de trabalho ou 5 minutos de descanso a cada 20 a 30 minutos.

Fisioterapia

Um fisioterapeuta também pode ajudá-lo a reconstruir a força e estimular a cura do tendão por meio de exercícios suaves. Seu médico pode encaminhá-lo para um fisioterapeuta qualificado.

Existem várias técnicas que um fisioterapeuta pode usar para tratar a tendinopatia.

Fazer seu treino com cuidado faz toda a diferença

Fazer seu treino de maneira correta ajuda a prevenir seu corpo da tendinopatia e outras lesões.

Não é necessário ter medo de fazer atividades físicas. Fazendo os exercícios de maneira adequada e tomando os cuidados necessários, você estará cuidando do seu corpo e da sua saúde.

Aqui, na B-Active, você encontra uma equipe completa e qualificada de fisioterapeutas para fazer a prescrição correta do seu treino e te auxiliar para que tenha uma vida longa e saudável prevenindo possíveis lesões ortopédicas.

Faça um pré-agendamento online e dê início a uma vida cheia de energia!

Compartilhe!

Youtube

RECEBA DICAS E ARTIGOS DA B-ACTIVE

CONVÊNIO

A B-Active possui inúmeros benefícios para você, por isso contamos com os melhores planos de saúde. Os planos atendidos podem variar entre as unidades.

CONVÊNIO

A B-Active possui inúmeros benefícios para você, por isso contamos com os melhores planos de saúde. Os planos atendidos podem variar entre as unidades.

ACOMPANHE A B-ACTIVE NAS REDES SOCIAIS. SIGA-NOS
YoutubeYoutubeInstagram