Atualmente, seguir um padrão estético utilizando uma série de alternativas para que a meta seja alcançada é algo comum para muitas pessoas. Entre os casos que ilustram esse cenário está o uso de anabolizantes para o alcance da hipertrofia muscular.

Pensando em promover conteúdo relevante com o propósito de desmistificar esse hábito prejudicial para a saúde, o artigo de hoje vai mostrar como é possível alcançar a hipertrofia muscular por meio de um estilo de vida saudável e o acompanhamento de profissionais capacitados.

Continue a leitura para saber como chegar ao objetivo, mas de forma adequada e sem colocar a sua saúde em risco. Vamos lá?

Entenda o que é a hipertrofia muscular

O aumento de massa muscular é caracterizado como hipertrofia. E para que esse estágio aconteça, o recomendado é combinar a prática regular de exercícios físicos com mais intensidade – como a musculação –  a uma dieta alimentar balanceada e descansos programados.

Além disso, você precisará ter em mente que esse será o início de uma jornada desafiadora que requer boas doses de dedicação e foco para que o estágio tão almejado se torne realidade.

Ainda que o processo seja mais intenso e algumas falhas possam ocorrer no meio do caminho, siga em frente!

Como acontece o aumento de massa muscular?

Ao iniciar um exercício físico com um grau de intensidade maior, os músculos do corpo saem da zona de conforto causando um “estresse mecânico” e logo após essa etapa ocorrem contrações musculares que desencadeiam uma série de reações físicas e químicas.

Essas reações acontecem pelo corpo inteiro e despertam a ativação de genes que realizam a síntese de proteínas musculares. Com isso, os músculos sofrem pequenos danos internos que são reparados pelo sistema imunológico através das células satélites.

Todo esse ciclo de microlesões faz os músculos aumentarem de volume, crescerem e se tornarem mais fortes, ou seja, aqui acontece a hipertrofia muscular.

Dicas para alcançar a hipertrofia muscular

Nada de pensar em atividades divididas por séries ou quantidades de repetições. Isso é o básico para que você possa alcançar a hipertrofia muscular.  Neste espaço, nós vamos mostrar para você algumas práticas que podem te ajudar (e muito!) a chegar neste estágio corporal.

Vamos conhecer algumas delas?

Evite cortar calorias, mas comer o suficiente

Ainda que o uso de suplementação esportiva contribua para melhorar o desempenho nos treinos, um detalhe importante é deixado de lado pela maioria das pessoas: consumir comida na quantidade suficiente.

Sem isso, a suplementação não terá o efeito esperado. Em outras palavras: um dos grandes segredos para que o corpo chegue a hipertrofia muscular é consumir a quantidade correta de energia por dia.

Inclusive, o treino para hipertrofia também pode ser realizado em jejum, falamos sobre isso neste post.

 

Aumente as proteínas

Conforme mencionado no tópico anterior, comer com qualidade é fundamental. Do mesmo modo, isso inclui ingerir boas fontes de proteínas nas quantidades corretas para o organismo, pois não adianta treinar e utilizar suplementação sem aderir a uma alimentação baseada.

Nesse contexto, saiba que o nosso corpo precisa receber aminoácidos para promover a reparação que causa a hipertrofia muscular, visto que é através destes componentes que os tecidos musculares passarão a ser construídos.

A quantidade adequada de proteínas para o consumo diário recomendada pela World Health Organization (Organização Mundial de Saúde – OMS) é de 0,8 gramas para cada quilo de peso corporal. Por outro lado, os adeptos dos treinos de maior intensidade podem ingerir até 1,6 gramas.

 

Durma o suficiente

Dormir menos que 7 horas por noite pode prejudicar as suas funções metabólicas e retardar o processo de hipertrofia muscular. Isso acontece pois as noites de sono mal dormidas  fazem com que alguns ciclos importantes não ocorram com a mesma eficiência, bem como a síntese de proteínas e as contrações musculares.

Com isso, acontece a perda de peso e também de músculos, conforme pesquisa publicada no Annals of Internal Medicine, pessoas que dormem pouco não só podem perder peso como também perder músculos.

 

Busque acompanhamento especializado

Mesmo com o cumprimento de todas as etapas que nós mencionamos anteriormente, os seus resultados passarão a ser efetivos quando você recorrer ao apoio de dois profissionais: o médico e o profissional de educação física.

Com ajuda médica, a sua condição física será avaliada e você receberá um laudo informando quais atividades deve realizar para alcançar a hipertrofia muscular. Lembre-se que ao iniciar o treinamento é necessário fazer visitas regulares ao médico.

Neste cenário, o educador físico contribui na montagem da série de exercícios que serão realizados, auxiliando na escolha e intensidade de cada atividade do treinamento.

Como a B-Active pode ajudar você nesta jornada?

Quando a missão envolve promover qualidade de vida, a B-Active Academia Terapêutica  oferece treinamentos que melhoram a capacidade muscular e uma série de benefícios, inclusive, no pós-operatório de lesões ortopédicas e esportivas.

Aqui, você encontra estrutura completa e profissionais capacitados para acompanhar a sua jornada. Clique para conferir qual é a B-Active mais próxima de você,

Nós aguardamos o seu contato!