fbpx
Home Dicas e Artigos Termogênicos: entenda quais alimentos são seus aliados!

    Termogênicos: entenda quais alimentos são seus aliados!

    E se a gente disser que existem certos tipos de alimentos termogênicos que podem realmente ajudá-lo a aumentar seu metabolismo, melhorar seus resultados de perda de peso e preservar a massa muscular magra?

    Bem, um aumento na sua taxa metabólica é exatamente o que você precisa para queimar mais calorias em repouso e cortar a gordura corporal.

    Vamos falar sobre quais alimentos você precisa incluir em suas refeições para aumentar o efeito térmico do seu corpo, levando a uma taxa metabólica mais rápida e ajudando em seus objetivos de recomposição do corpo.

    Como eles funcionam?

    Quando uma pessoa ingere algo, os músculos do trato gastrointestinal aceleram a contração, levando à produção de sucos digestivos e depois expelidos.

    Dito isto, os nutrientes precisam de mais energia para serem absorvidos. Esse processo é conhecido como “termogênese” e faz com que o corpo produza mais calor.

    Estes tipos de alimentos consomem mais energia. Uma vez dentro do corpo, eles usam as reservas de energia, o glicogênio e a gordura.

    O glicogênio é uma forma de armazenar energia que vem dos carboidratos. São as reservas de gordura encontradas no tecido adiposo dentro do organismo.

    O uso dessas reservas ajuda o corpo a eliminar calorias quando a atividade física também está envolvida. Em poucas palavras, os alimentos termogênicos são grandes aliados na perda de peso.

    Alimentos termogênicos não funcionam sozinhos

    Não adianta saber que esses alimentos são aliados na perda de peso, como funcionam no organismo, ingerirmos todos eles e, no final, consumir mais calorias do que se perde. Uma dieta com alimentos termogênicos por si só não o ajudará a atingir seus objetivos.

    Para que funcione, é preciso aliar uma alimentação bem balanceada aos exercícios. Uma coisa precisa ficar clara: equilíbrio é tudo!

    Se você não está atingindo seus objetivos, dê uma segunda olhada. É provável que algo assim esteja acontecendo. Se for isso, você não verá nenhum progresso ou verá um progresso muito lento.

    Uma dieta bem equilibrada é a chave para grandes resultados e uma vida saudável.

    8 alimentos Termogênicos que apoiam um metabolismo saudável

    • Proteína magra

    Classificados como macronutrientes, ao contrário dos demais, os alimentos ricos em proteínas têm alto efeito térmico, podendo mantê-lo saciado – outro componente importante para a perda de peso. A pesquisa mostrou consistentemente que dietas ricas em proteínas preservam a massa muscular magra e queimam mais gordura corporal.

    Seja salmão, ovos, bife, frango ou um suplemento de proteína como isolado de proteína de soro de leite, eles podem ser grandes aliados.

    • Pimenta

    Se você gosta de picante, considere adicionar algumas pimentas picantes à sua preparação semanal de refeições. As pimentas contêm um composto chamado capsaicina, o fito químico responsável pelo tempero das pimentas. A capsaicina demonstrou aumentar o metabolismo e contribuir para a perda de peso, aumentando a saciedade e a capacidade de queimar gordura corporal.

    • Batatas doces

    A batata doce é uma excelente fonte de carboidratos que pode ajudar no controle de peso. A batata-doce é repleta de nutrientes e ajuda a mantê-lo saciado por mais tempo, devido ao seu robusto teor de fibras. Ela contém fibra solúvel, que retarda a digestão e melhora a saúde digestiva. Ao promover a sensação de saciedade, você essencialmente comerá menos calorias.

    • Castanha-do-pará

    A castanha-do-pará é uma das fontes mais ricas de selênio, um mineral essencial para o metabolismo, reprodução e função imunológica. Também contém proteínas e gorduras saudáveis ​​para fazer as pessoas se sentirem mais satisfeitas.

    O selênio é especialmente importante para a glândula tireoide, uma glândula que regula a função metabólica e produz vários hormônios vitais.

    • Brócolis

    Brócolis pode beneficiar o metabolismo porque contém uma substância chamada glucorafanina.

    Glucorafanina ajuda a “afinar” o metabolismo, diminuir os níveis de gordura no sangue e reduzir o risco de muitas doenças relacionadas à idade. Brócolis e outros vegetais crucíferos também podem prevenir ou retardar várias formas de câncer.

    • Vegetais de folhas verdes escuros

    Espinafre, couve e outros vegetais de folhas verdes podem aumentar o metabolismo graças ao seu teor de ferro. O ferro é um mineral essencial para o metabolismo, crescimento e desenvolvimento.

    As folhas verdes são uma fonte de ferro não-heme ou não animal. Tente combinar folhas verdes com uma fonte de vitamina C – como limão, tomate ou abóbora – para aumentar a absorção desse tipo de ferro pelo corpo.

    • Café

    O café pode estimular o metabolismo graças ao seu teor de cafeína.

    A ingestão de cafeína tem efeito estimulante sobre o gasto energético e pode levar ao aumento do metabolismo. No entanto, é fundamental estar atento ao consumo total.

    O café descafeinado não tem os mesmos benefícios de aumento do metabolismo. Além disso, adicionar creme ou açúcar aumentará seu conteúdo calórico, o que pode funcionar contra os efeitos benéficos da cafeína no metabolismo.

    Gengibre

    Adicionar gengibre às refeições pode aumentar a temperatura corporal e a taxa metabólica e ajudar a controlar o apetite.

    O gengibre também tem propriedades anti-inflamatórias e pode ajudar a reduzir a náusea durante a gravidez e após o tratamento quimioterápico.

    Outros benefícios

    Além de ajudar na perda de peso, os alimentos termogênicos também ajudam a melhorar o desempenho durante o treino, principalmente os ricos em cafeína. A substância ajuda a aumentar a resistência permitindo que a pessoa se exercite por mais tempo.

    Outro benefício é que ele ajuda você a se concentrar. Um exemplo é a cafeína, que tem um efeito estimulante que proporciona mais concentração e, portanto, melhor capacidade de aprendizado.

    Lembre-se, o equilíbrio é importante! Não deixe de procurar um profissional para auxiliá-lo e tirar suas dúvidas.

    A B-Active conta com profissionais altamente capacitados para ajudar você a alcançar seus objetivos.

    Seja ativo, seja B-Active.



    • COMPARTILHE!



    RECEBA DICAS E ARTIGOS DA B-ACTIVE

      Aceito receber newsletters da B-Active

      Aceito receber newsletters da B-Active

      CONVÊNIOS

      A B-Active possui inúmeros benefícios para você, por isso contamos com os melhores planos de saúde.
      Os planos atendidos podem variar entre as unidades.

      schedule_buttom

      SEJA ATIVO! COMECE AGORA

      Preencha os campos abaixo para começar o melhor da experiência B-Active!

      Don`t copy text!