Na saga de comer melhor ou de perder peso, muitas pessoas acabam confundindo dieta com reeducação alimentar. Embora ambos estimulem um novo estilo de alimentação, eles têm conceitos muito diferentes.
Para saber qual é o mais adequado para você e trazer mais benefícios ao seu corpo, é bom entender a diferenciação e, então, escolher a melhor opção.
A dieta alimentar é um sistema prescrito geralmente levando em conta o estilo de vida de cada pessoa e suas restrições, e sempre com alguma finalidade terapêutica.
A reeducação alimentar é o processo de aprendizagem, conscientização e mudança de hábitos alimentares de forma gradativa.
A definição da palavra “dieta”
Quando a maioria das pessoas pensam na palavra dieta, isso implica em restrições. Fazer dieta significa reduzir ou eliminar certas coisas de sua vida.
O objetivo geral é fazer com que as pessoas escolham as opções mais saudáveis que irão melhorar seu bem-estar.
Exemplos de dietas específicas que existem hoje:
- vegetariana
- vegana
- cetogênica
- Sem glúten
- paleo
- dieta do tipo sanguíneo
- mediterrânea
Cada uma inclui certos alimentos que são consumidos regularmente. Pode haver variações aqui e ali, mas muitos alimentos básicos destinam-se a fazer essa dieta.
E a reeducação alimentar?
A boa alimentação difere da dieta alimentar, pois se refere à própria qualidade do alimento.
Nutrição é o alimento que nosso corpo precisa consumir diariamente para que funcione de maneira ideal. Isso inclui carboidratos complexos, proteínas, gorduras saudáveis e fibras. Precisamos desses alimentos em quantidade balanceada e, idealmente, das fontes mais limpas possíveis.
A alimentação adequada também deve consistir em vitaminas, minerais, fito nutrientes e antioxidantes. Algumas opções de alimentos ideais incluem folhas verdes escuras, grãos inteiros, batata-doce, nozes cruas, sementes, salmão, frutas vermelhas, aveia e abacate.
Sendo assim, a reeducação alimentar é sobre as pessoas reaprenderem a comer de uma maneira saudável e nutritiva, sabendo o que seu corpo precisa para se manter bem.
A alimentação equilibrada proposta pela reeducação alimentar é crítica em todas as fases da vida. Desde tenra idade, a alimentação é crucial para o crescimento e o desenvolvimento. Conforme a pessoa envelhece, uma alimentação adequada é necessária para obter energia, desintoxicação e antienvelhecimento. A nutrição feita de maneira correta melhora o sistema imunológico, ajuda a construir músculos, auxilia na perda de peso e aumenta a vitalidade.
O que é melhor para você?
Manter um peso saudável a longo prazo exige paciência e confiança no processo de mudança de hábitos. É muito fácil acabar adotando maus costumes no dia a dia.
Quando o objetivo é perder alguns quilos, evitar recuperá-los e viver com mais saúde, é necessário iniciar um processo de reeducação.
Isso significa reavaliar, reorganizar e mudar os comportamentos alimentares para aprender a nutrir o corpo com equilíbrio e prazer, respeitando seus limites e criando uma relação saudável com a alimentação, sem restrições radicais.
Basta comer melhor e fazer as pazes com a comida. Assim, o resultado aparecerá. Você realmente pode comer qualquer coisa, desde que seja o suficiente e em equilíbrio ao longo do dia.
O que você não pode fazer é comer de tudo todos os dias de uma vez, por ansiedade, cansaço, irritação, tédio, estresse ou euforia e sem nenhum planejamento. As pessoas precisam de mais paz com a comida do que uma perda rápida de peso.
Mudar um hábito de cada vez pode ser mais duradouro do que mudar tudo de uma vez. Se o seu objetivo é perder peso, não adianta querer perder 10 kg em um mês e não conseguir manter esse resultado e sempre acabar frustrado com a recuperação do peso.
Se o objetivo é fazer mais atividade física, comece com duas ou três vezes por semana, ao invés de ter que se exercitar todos os dias. Se conseguir mais, você estará vencendo e isso faz toda a diferença para a nossa cabeça.
O que importa é a qualidade de vida
Nós valorizamos a saúde e bem-estar das pessoas. Por isso, a B-Active oferece programas de exercícios para todas as idades, temos uma equipe de fisioterapeutas especializados, para que você consiga atingir seus objetivos e ter uma vida mais ativa.
Faça seu pré-agendamento e conheça uma de nossas unidades.
Seja Ativo. Seja B-Active!
Compartilhe!
RECEBA DICAS E ARTIGOS DA B-ACTIVE
CONVÊNIO
A B-Active possui inúmeros benefícios para você, por isso contamos com os melhores planos de saúde. Os planos atendidos podem variar entre as unidades.
CONVÊNIO
A B-Active possui inúmeros benefícios para você, por isso contamos com os melhores planos de saúde. Os planos atendidos podem variar entre as unidades.