A gravidade da Covid em atletas amadores
Ainda sabemos muito pouco sobre os efeitos da Covid-19 no nosso organismo, independentemente de idade, sexo e condição física. A doença é grave e acomete pessoas dos mais variados perfis. Já há estudos demonstrando comprometimentos respiratórios, cardíacos, neurais, vasculares, renais, hepáticos, musculares.
O médico do esporte e ortopedista Benjamin Apter explica que um paciente internado com Covid pode perder até 30% da massa muscular e que os relatos mais comuns entre praticantes de atividades físicas que foram infectados são de dores nas costas e nas panturrilhas, em níveis que variam de leves a muito intensos.
Ana Lucia (@analuciaeufrazio) e Paula (@paulinha_spp), duas atletas amadoras que tiveram a doença há alguns meses, também participam do #bandnewsemforma. Elas contam às apresentadoras Renata Veneri (@rveneri) e Camila Hirsch (@camila_hirsch) que além de cansaço extremo, falta de ar e aumento excessivo da frequência cardíaca, ficaram assustadas com a gravidade da situação e desanimadas com a perda da performance.
Meses depois de serem diagnosticadas e de terem convivido com sintomas pesados, elas ainda não conseguiram retomar suas atividades normalmente. Para ajudar atletas amadores de baixa renda que tenham enfrentado a Covid e que agora precisam retomar os treinos com segurança, o médico está oferecendo 30 bolsas totalmente gratuitas que incluem fisioterapia e treino.
Se precisar ajustar ou revisar algo mais, é só avisar! 😊