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    Evite dores no joelho ao correr

    O joelho de corredor (também chamado de síndrome da banda iliotibial) é uma das lesões mais comuns no joelho relacionadas à corrida. O principal sinal é dor na parte lateral do joelho.

    Aqui estão algumas maneiras de melhorar sua técnica de corrida, evitar dores nos joelhos e garantir que você possa correr por muitos anos mais, sem ter que desistir de tudo um dia porque seus joelhos estão doloridos.

    Alongue-se

    Antes de correr, certifique-se de fazer um leve aquecimento seguido de alguns alongamentos. Grupos musculares importantes para se concentrar se você estiver preocupado com os joelhos incluem o quadríceps (anteriores da coxa), isquiotibiais (posteriores da coxa) e panturrilhas.

    Dê um tempo aos seus joelhos

    Especialmente se você tem tendência a lesões, é aconselhável incluir outras formas de exercícios aeróbios e fortalecimento muscular em sua rotina algumas vezes por semana. Isso pode ajudar a aliviar o esforço repetitivo.

    Fique hidratado

    Não importa o exercício que você faça, é importante manter-se hidratado para uma função muscular ideal e saúde. Certifique-se de tomar água antes de sair, durante o treino e imediatamente após. Se for uma corrida longa, comece a hidratação no dia anterior e evite o álcool.

    Cuidado como você corre

    Se tiver dúvidas se está correndo da maneira certa, procurar um fisioterapeuta é uma excelente opção. O modo de pisar, dobrar os joelhos e “aterrissar” são importantes para evitar lesões.

    Vá com calma

    Se você está começando a correr ou não tem tanta prática, vá devagar e depois aumente a intensidade dos seus treinos para não sobrecarregar seu corpo.

    Dicas para correr e evitar dores no joelho

    1. Mantenha os músculos dos glúteos e quadris fortes e flexíveis com exercícios regulares;
    2. Fortalecimento muscular global também é recomendado;
    3. Palmilhas com recomendação de especialistas pode ajudar em alguns casos de dor no joelho;
    4. Tente não correr por muito tempo em superfícies irregulares;
    5. Fique em forma e mantenha um peso saudável;
    6. Faça aquecimento antes de fazer exercícios;
    7. Não faça mudanças repentinas no treino;
    8. Use tênis de corrida de qualidade e troque com frequência;
    9. Consulte seu médico para avaliar a sua condição clínica;
    10. Consulte um fisioterapeuta para otimizar seus treinos.

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