BLOG

Treinar em jejum: É certo se exercitar de estômago vazio?

Uma dúvida constante de quem pratica exercícios físicos é se deve treinar em jejum: se é certo se exercitar de estômago vazio. E não é somente quem treina cedo pela manhã que não sabe responder a essa pergunta, não!

Para tirar essa dúvida de uma vez por todas e deixar claro se você deve comer ou não antes de treinar, preparamos este artigo. Confira!

A resposta depende de alguns fatores, como seu objetivo com a prática de exercícios, a intensidade do seu treino, como funciona a sua digestão e de como é a resposta glicêmica ao treinamento. Ou seja, é variável e pessoal.

Hipertrofia

Quando o objetivo do treino é a hipertrofia, é possível realizá-lo em jejum, desde que haja uma refeição com uma quantidade maior de carboidratos. Preferencialmente a noite, o carboidrato será estocado no fígado e no músculo e, neste último caso, será utilizado como energia para o treino.

Dessa forma, se o treino for longo e/ou intenso, pode ser necessário usar algum suplemento à base de carboidrato de rápida absorção para compensar a perda.

Emagrecimento

Se o seu objetivo com a atividade física for perder peso e emagrecer, pode ser interessante utilizar o método conhecido como AEJ, isto é, Aeróbio em Jejum.

Vale lembrar que esta estratégia deve ser realizada em intensidade baixa, ou seja, mantendo a frequência cardíaca mais baixa, por uma duração maior, e mantendo a hidratação, de preferência com repositor de eletrólitos.

Além disso, é indicado excluir alimentos com carga glicêmica mais alta (mais carboidrato por porção) da refeição noturna, a fim de otimizar a mobilização e a oxidação da gordura corporal. Assim, se utiliza a gordura corporal como fonte de energia e não o glicogênio muscular.

Performance

Para quem pratica exercícios físicos visando performance e desempenho, a técnica de treinar em jejum é controversa. Isso porque quanto mais energia estiver acumulada, melhor será o treino.

Por isso, nesse caso, é ideal estar com os estoques de glicogênio muscular cheios e é importante contar com o aporte energético adequado no pré-treino e mantê-lo durante o período de exercícios.

Por outro lado, o treino em jejum pode promover respostas adaptativas em determinadas fases do exercício, o que pode significar uma vantagem competitiva.

Venha se exercitar!

Assim, deve-se avaliar cada caso, de acordo com o perfil da pessoa, com o exercício praticado e o objetivo, e em que momento o treino em jejum pode ser utilizado para que seja uma boa estratégia.

Caso você passe mal ao se exercitar em jejum, evite este método.

Para uma orientação e acompanhamento adequado, entre em contato com a nossa equipe e venha se exercitar e cuidar de sua saúde com segurança! A B-Active oferece programas de exercícios para todas as idades!

Seja Ativo, Seja B-Active!

Posts relacionados

Seja você um atleta profissional ou amador, alcançar o máximo desempenho exige mais do que treino intenso. A fisioterapia esportiva é a chave para prevenir
Escolher entre musculação e hidroginástica depende dos seus objetivos e necessidades. Ambas as atividades oferecem benefícios únicos que podem transformar sua saúde e bem-estar.
O avanço tecnológico está revolucionando a forma como os tratamentos de fisioterapia esportiva são conduzidos, trazendo inovações que otimizam a recuperação e aprimoram o desempenho

Receber Conteúdos

Você não pode copiar o conteúdo desta página